O Papel do Administrador
Desempenhando as funções da Administração
O Administrador deve utilizar as quatro tradicionais funções da administração (planejar, organizar, liderar e controlar) no exercício das suas atribuições. O profissional que não dedicar atenção e recursos adequados às quatro funções falhará. Poderá ser um planejador e controlador hábil, mas se organizar seu pessoal inadequadamente, ou se falhar ao inspirá-los para atuar em níveis altos, não será um administrador eficaz. Do mesmo modo, também não é bom ser o tipo de administrador que adora organizar e liderar, mas que não compreende aonde vai ou se está na trilha certa.
Níveis de Administração
As organizações geralmente possuem três níveis; estratégico, tático e operacional. Da mesma forma, possuem administradores estratégicos, táticos e operacionais. Os administradores trabalham em todos os tipos de organizações, em todos os níveis e em todas as áreas funcionais. Grandes e pequenos negócios, hospitais, escolas, governos e afins. As organizações beneficiam-se de uma administração eficiente e eficaz.
Administradores estratégicos são os altos executivos de uma organização, responsáveis por sua administração geral. As principais atividades incluem o desenvolvimento dos objetivos e planos da empresa. Comumente, os administradores estratégicos focalizam questões de longo prazo e enfatizam a sobrevivência, crescimento e eficácia geral da organização. Esses administradores possuem títulos, tais como presidente do conselho, presidente e vice-presidente, diretor geral, superintendente. Os administradores de primeiro escalão estão primordialmente envolvidos com a interação da organização com seu ambiente externo. Essa interação sempre requer que os administradores trabalhem extensivamente com pessoas e organizações externas.
Os Administradores Táticos são responsáveis por traduzir os objetivos gerais e planos desenvolvidos pelos administradores estratégicos em objetivos e