India
O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e outros países e populações dessa mesma religião. Embora geralmente identificado com o hinduísmo, o sistema de castas também foi observado entre seguidores de outras religiões no subcontinente indiano, incluindo alguns grupos de muçulmanos e cristãos.
Define-se casta como grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.
Segundo algumas pesquisas, o regime de castas vigora a mais de 2600 anos na Índia e tem origem no processo de ocupação dessa região. A primeira distinção desse sistema aconteceu por volta de 600 a.C., quando os arianos foram diferenciados dos habitantes mais antigos e de pele mais escura pelo termo “varna”, que significa “de cor”. A partir de tal diferenciação, os varna foram socialmente ordenados de acordo com cada uma das partes do corpo de Brahma, o Deus Supremo da religião hindu. os brāhmaṇa (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma); os kṣatrya (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma); os vaiśya (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma) ; os śūdra (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma.
À margem dessa estrutura social havia os cordeiros, que vieram da poeira debaixo do pé de Brahma. Mais conhecidos como párias, sem casta.
Com o passar do tempo, ocorreram centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar.
Demografia Indiana
Em 2011, a população do país era estimada em 1,2 bilhão de habitantes, figurando como o segundo país mais populoso do mundo (atrás apenas da China), concentrando aproximadamente 17,5% da população mundial.
Nos últimos cinquenta anos, o país tem vivido um rápido aumento em sua população urbana devido, em grande parte, ao avanço da economia indiana e, consequentemente, da intensa