2 elementos quimicos
Não é prática comum a obtenção de enxofre em laboratórios, pois ele é localizado com relativa facilidade na natureza, avalia-se que é responsável pela composição de cerca de 0,03% da crosta terrestre. Encontra-se na sua forma nativa em meteoritos, vulcões e fontes de águas termais. Também pode ser extraído de impurezas de vários metais, ou ainda pela recuperação de gases ácidos do petróleo. Entre os minérios de sulfeto que contém enxofre, podemos citar a galena (PbS), a Pirita (FeS2), a esfarelita (ZnS) e o Cinábrio (HgS).
Devido a diferentes formas de arrumação entre as ligações de seus átomos, o enxofre possui algumas formas cristalinas, como o enxofre rômbico e o enxofre monoclínico.
A Petrobras é responsável pela produção de 7% do enxofre consumido pelo mercado brasileiro. Ela comercializa 3 tipos: o pecuário, utilizado na complementação da alimentação do gado, o ventilado, usado na vulcanização da borracha e o industrial, cuja utilização é feita em diversos segmentos.
Processos de Extração
Em 1891, Herman Frasch criou o primeiro processo economicamente viável para a sua extração. Como possui um baixo ponto de fusão (115ºC), Frasch teve a ideia de usar vapor de água em altas temperaturas para fundir o enxofre sólido e soltá-lo da rocha onde ele se encontrava afixado. Depois de solto, o líquido era