Métodos especiais de recuperação
1 . Introdução
2 . Métodos Especiais de Recuperação Secundaria
3 . Métodos miscíveis
4 . Comportamentos de fases nos fluidos hidrocarbonetos
4.1 . Sistemas com componente único
4.2 . Sistemas com dois componentes
4.3 . Sistemas com três componentes
5 . Conclusão
6 . Bibliografia
1 . Introdução
Este trabalho tem por finalidade, analisar o comportamento de fases nos fluidos hidrocarbonetos em sistemas com componente único (substância pura), com dois e até três componentes, para que se possa determinar qual o melhor tipo de injeção dentro do método miscível que pode ser utilizado na recuperação secundária especial de um reservatório que já passou pelos método de recuperação primaria e pelos métodos de recuperação secundaria convencional. Assim poderemos perceber como ocorre o comportamento de fases em diferentes tipos de hidrocarbonetos.
2 . Métodos especiais de recuperação secundária
Os métodos especiais de recuperação secundaria tem como objetivo melhorar os fatores de eficiência e recuperar uma parte adicional do óleo remanescente no reservatório, dessa forma é possível prolongar a vida produtiva de um reservatório.
A recuperação especial é aplicável a muitos dos campos de óleo existentes, no entanto, o reconhecimento de campos que são candidatos à recuperação especial requer, em geral: (a) familiaridade completa com cada campo de óleo em uma determinada área; (b) compreensão dos métodos especiais de recuperação secundária.
Existem diversos tipos de métodos especiais de recuperação secundária, como: métodos miscíveis, métodos térmicos, métodos químicos entre outros métodos. Neste trabalho nosso foco será dentro dos Métodos Miscíveis.
3 . Métodos miscíveis
O deslocamento miscível