Apresentacao De G S
Introdução
• A maioria da população quando abastece um veículo com gasolina ou GNV não faz idéia da engenharia envolvida na extração dos hidrocarbonetos da subsuperfície.
• Normalmente os reservatórios de petróleo sujeitos apenas aos mecanismos de produção primários depletam rapidamente. Isso resulta, em queda na produção.
Os métodos de recuperação suplementar são aplicados, em geral, após a recuperação primária de petróleo, com o objetivo de aumentar o fator de recuperação do reservatório.
• A injeção de gás natural tem por finalidade aumentar a pressão formando uma capa de gás secundária que tem o trabalho de servir como um simples agente mecânico de deslocamento. Não menos importante do que a previsão da produção vinda do reservatório ao longo do tempo de produção é a contabilização dos gastos atribuídos aos custos operacionais, e os investimentos iniciais. Nosso objetivo neste trabalho é tratar da INJEÇÃO DE GÁS NATURAL EM
RESERVATÓRIOS como método de recuperação secundária.
Produção de Petróleo em reservatórios O comportamento dos reservatórios é ditado por forças viscosas, capilares e gravitacionais.
Entre os fatores que influenciam este comportamento estão:
• Características geológicas
• Propriedades rocha-fluido
• Mecanismos de escoamento
• Facilidade de produção
Métodos de recuperação de
Petróleo
Métodos de recuperação são processos que tentam interferir nas características do reservatório que favorecem a retenção exagerada de óleo. Os métodos de recuperação primária são utilizados desde o início da exploração de petróleo. Inicialmente, utilizavam-se apenas os métodos de recuperação primária mas logo novos métodos foram desenvolvidos para melhorar o aproveitamento do campo e iniciou-se o uso de técnicas de recuperação secundárias e especiais.
As baixas produções de petróleo eram devidas às baixas pressões e, portanto, um método eficiente para aumentar a pressão era injetando fluidos para forçar o