metodos misciveis
Métodos de recuperação suplementar – PTR0402
Discentes:
Anderson Cesar Tiburcio Coelho
Aderaldo Alves da Silva Neto
Manoel José da Silva Junior
Rômulo Adriano Gonçalves Evaristo
Métodos miscíveis de recuperação de petróleo
Natal, 26/05/2014
Introdução
Os métodos especiais de recuperação têm como objetivo melhorar os fatores de eficiência e recuperar uma parte adicional do óleo remanescente no reservatório, dessa forma é possível prolongar a sua vida produtiva. A recuperação especial é aplicável a muitos dos campos de óleo existentes, no entanto, o reconhecimento de campos que são candidatos à recuperação especial requer, em geral:
(a) familiaridade completa com cada campo de óleo em uma determinada área; (b) compreensão dos métodos especiais de recuperação secundária.
Existem diversos tipos de métodos especiais de recuperação secundária, como: métodos miscíveis, métodos térmicos, métodos químicos, entre outros métodos. Neste relatório nosso foco será os Métodos Miscíveis.
Conceitos Básicos
Antes de falarmos dos métodos miscíveis é necessário termos uma noção de conceitos como:
Miscibilidade: é a habilidade de duas ou mais substancias em formar uma fase simples e homogênea quando estão misturadas em todas as suas proporções. Se duas fases são formadas após a mistura, os fluidos são considerados imiscíveis. Os fatores que influenciam a miscibilidade são: a composição do óleo, composição do solvente, a pressão e temperatura do sistema.
A miscibilidade pode ser de primeiro contato: envolve fluidos considerados miscíveis entre si em quaisquer proporções, e que, ao primeiro contato, considerando a maioria das condições possíveis de reservatório, são capazes de tornar-se uma fase única se injetados em um reservatório a T e P conhecidos. Geralmente, injeta-se um primeiro slug do fluido miscível com o óleo e a seguir outro fluido que irá