Métodos educacionais
INTRODUÇÃO
Numa época de transformações, o principal papel da escola é o de formar cidadãos, levar até os alunos os ensinamentos de que eles necessitam para viver e trabalhar, bem como orientá-los para a vida em sociedade. Esta formação ocorrerá, se a escola definir como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos alunos. Através de um trabalho voltado ao estímulo do raciocínio e do pensar e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar às novas gerações a importância de cada indivíduo e seu papel na sociedade, enquanto cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, para tanto, é preciso que a escola esteja atenta e municiada de informação para orientar o estudante para a vida.
Ao se questionar a educação é importante que se busque entender os processos educativos de maneira crítica e sistemática o que exige o reconhecimento das relações existentes entre educação, sociedade e teorias pedagógicas.
O professor, por sua vez, deve considerar o aluno como sujeito de múltiplas culturas e histórias sociais, em busca de conhecimentos que irão interferir diretamente nos seus valores, atitudes, linguagens e em suas motivações.
Em um mundo globalizado, onde o acesso às informações é tomado de uma velocidade nunca antes imaginada, o professor deve conduzir o aluno de forma que o aprendizado ocorra de maneira interessante e múltipla, assegurando, assim, a produtividade do ensinamento e utilizando-se de um método crítico e dinâmico.
DESENVOLVIMENTO
No ensino fundamental nos deparamos com os mais variados tipos de professor. Os que se contentam em transmitir os conteúdos de seu material didático de forma repetitiva e utilizando-se do método do