Metodos educacionais de celestin freinet
Em 1896 nasce em Gars, no sul da França, na região de Provença, em 15 de outubro, Célestin Freinet.
Na adolescência, muda-se para Nice onde inicia o curso de Magistério. Em 1914 alista-se no exército para lutar na I Guerra Mundial e interrompe seus estudos. Na guerra sofre ações dos gases tóxicos que prejudicam seus pulmões para o resto da vida. Após esse episódio teve baixa do exército e passou por diversos hospitais em busca de cura sem qualquer resultado positivo. Em 1920, Freinet inicia em Bar-Surloup suas atividades como professor-adjunto sem ter concluído o Curso Normal de Magistério começando, assim, as descobertas com os alunos e as práticas desenvolvidas em atividades voltadas ao interesse das crianças.
Em 1924 Freinet trabalhou com os aldeões formando uma Cooperativa de Trabalho a qual deu início ao movimento da Escola Moderna. Desse modo começam as primeiras correspondências entre as escolas. Conhece Elise, artista plástica, que chega para trabalhar como sua colaboradora, casa-se com ela e passam a trabalhar em Saint Paul. No entanto, devido às diferenças em seus métodos em relação aos métodos tradicionais, Freinet é exonerado do cargo de professor e em 1935 começa sua própria escola junto com Elise. Em 1940, no auge da II Guerra Mundial Freinet é preso no campo de concentração de Var ficando gravemente doente, mas mesmo nessa condição, dá aulas a seus companheiros de sela. Sua esposa luta pela sua libertação e depois de solto, Freinet se integra ao Movimento da Resistência Francesa.
No final da década de 1940 Freinet criou o ICEM (Cooperativa do Ensino Leigo) que reunia em torno de 20 mil participantes. Em 1966, Freinet morre na cidade de Vence, na França, deixando uma rica contribuição no campo da educação. Freinet contribuiu muito com suas teorias para a educação tendo uma pedagogia centralizada na criança e baseada em princípios muito importantes, pois a atividade espontânea da criança faz