Celestin freinet
Introdução:
Sabendo da importância da Educação para o desenvolvimento da humanidade e do mundo em geral se torna fundamental aprofundar nosso conhecimento sobre a mesma, a fim de conhecê-la para melhor desenvolvê-la. A Educação ocupa um papel fundamental na historia da evolução mundial, ela é o fator central responsável pelo progresso econômico, social e pessoal, com esse pensamento a escola deve se preparar para a vida, para formar seres humanos que saiam dela preparados para viver em sociedade, deve criar ambições, despertar vocações, proporcionar aos alunos que criem seus próprios conceitos. Por isso a educação é fundamental e falar sobre desenvolvimento em qualquer sentido da palavra, inclusão social, crescimento, solução para a violência sem pensar na educação é a mesma coisa que pensar no impossível.
A educação já era assunto em discussão muito tempo antes de existirem as escolas, nos dias de hoje é tema gerador de muitas polêmicas, assim, várias teorias e conceitos estão presentes a fim de encontrar definições corretas e formas de como aplicá-la melhor. Através das muitas opiniões sobre a Educação, surgem muitos pensadores que dedicam anos de estudos sobre o assunto. Os pioneiros nessa questão foram Aristóteles (384-322 a.C.), o grego Sócrates (469-399 a.C.), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Émile Durkheim (1858-1917). Com o passar dos tempos surgiram muitos outros que tinham o mesmo objetivo: criar teorias de como pensar e fazer a Educação, são eles: Comenius, Anton Makarenko, Maria Montessori, Jean Jacques Rosseau, João Pestalozzi, John Dewey, Henri Walon, Lev Vygotsky, Jean Piaget, Moacir Gadotti, Carlos Rodrigues Brandão, Paulo Freire e Celestin Freinet.
Proposto para a turma de Licenciatura em Educação do Campo o trabalho sobre os pensadores da educação, voltamos nosso olhar para o autor Cèlestin Freinet, a fim de estudá-lo mais a fundo e conhecer quais contribuições esse pensador criou para a Educação, bem como o que podemos