biografia e contribuição para a educação de montessori e freinet
- Biografia
Um educador que nasceu em 15/10/1896, em Gars, um vilarejo situado nos Alpes Marítimos da França e que viveu até o dia 08/10/1966. Aluno da Escola Normal de Nice, interrompeu os estudos ao concluir o segundo ano, pela ordem de mobilização da 1ª Guerra Mundial (1914-1918). En 01/01/1920, foi nomeado como professor adjunto de uma pequena escola primária da zona rural, palco de suas primeiras experiências pedagógicas. Foi prisioneiro da 2ª Guerra Mundial, período de inatividade que aproveitou para escrever parte de sua obra. Em quase 50 anos de experiência, Freinet tornou-se uma referência entre os estudiosos de tendência progressista, por ter sido o idealizador das bases de uma pedagogia comprometida politicamente com as classes populares e, portanto, com a construção de uma escola democrática. Foi um dos principais responsáveis pela organização da Federação Internacional dos Movimentos de Escola Moderna, FIMEM, oficializada em 1948, objetivando o intercâmbio entre os educadores para a construção e o aperfeiçoamento de técnicas, estratégias e ferramentas didáticas, capazes de manter a escola moderna.
- Principal Citação de Célestin Freinet
“A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola”;
“Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos”. (Célestin Freinet)
- Contribuição para a educação
Para Freinet, a educação deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real. Sua carreira docente teve início construindo os princípios educativos de sua prática. Ele propunha uma mudança da escola, pois a considerava teórica e portanto desligada da vida.
Suas propostas de ensino estão baseadas em investigações a respeito da maneira de pensar da criança e de como ela construía seu conhecimento. Através da observação constante ele percebia onde e quando tinha que intervir e como despertar a vontade de aprender do aluno. De acordo com