Métodos de produção do Açúcar
O açúcar tornou-se um importante aditivo alimentar na cultura ocidental a partir do século XVIII. Começou por ser extraído da cana-de-açúcar nos países tropicais, mas as guerras napoleónicas e a dificuldade da sua importação para a Europa levaram ao desenvolvimento de tecnologia para usar beterraba. Estas duas produções agrícolas são as únicas que permitem uma extração rentável do açúcar.
Para que o açúcar chegue até nós tal como o conhecemos é necessário que este passe por vários processos de tratamento e refinação da matéria-prima, que divergem consuante a planta de onde é extraído.
5.1 Extração da cana-de-açúcar
5.1.1 O tratamento da cana-de-açúcar até à rama
A cana-de-açúcar é uma planta que pertence ao gênero Saccharum L.. Há pelo menosseis espécies do gênero, sendo a cana-de-açúcar cultivada um híbrido multiespecífico, recebendo a designação Saccharum spp. “A cana-de-açúcar desenvolve-se em climas quentes e húmidos e também nalgumas zonas temperadas. A sua floração dá-se 11 a 13 meses após ser plantada, e é durante este período que se faz a colheita, pois é nesta altura que existe a maior concentração de açúcar.
A cana pode atingir 6m de altura e 3 a 8 cm de diâmetro, acumulando nos seus tecidos cerca de 15% de açúcar.
O corte é feito junto à raiz pois é onde existe a maior concentração de açúcar. A raiz fica na terra para que possa crescer no ano seguinte repetindo-se este processo por um período aproximado de 7 anos.
Após cortada a cana é esmagada onde se extrai o suco de cana e o begasse. O begasse é utilizado como combustível e na fabricação de papel.”(SIDUL)
O suco de cana é posteriormente filtrado e cristalizado, obtendo-se a rama - a matéria-prima das refinarias de açúcar.
Em termos médios, 1 tonelada de cana resulta em cerca de 100 kg de rama.
5.2 O processo de refinação
A rama da cana-de-açúcar vem de