Recensão a um artigo científico
RECENSÃO CRÍTICA AO ARTIGO CIENTÍFICO,
“Sobre Posições e Trajetórias sociais de classe de empreendedores sociais- Resultados de uma investigação exploratória”
Ana Alves Da Silva, Maio de 2013
Palavras-chave: empreendedorismo social, posições de classe, trajetórias dos empreendedores sociais, capital cultural…
Antes de se fazer uma análise relativamente a este artigo, é relevante relatar uma breve biografia da autora. Ana Alves Da Silva é doutorada em Sociologia – Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo no Centro de Estudos Sociais/Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é também mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, grau obtido nas Faculdades de Economia e de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A autora realizou esta investigação entre 2011-2012, com o fim à adquirição de grau de mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo.
Em primeiro lugar, é importante frisar que todo este artigo é baseado nas trajetórias dos empreendedores sociais, com o fim de problematizar o perfil dos mesmos, recorrendo à análise das classes e das desigualdades sociais dos empreendedores sociais (resultados esses, de uma investigação exploratória).
Era esse o grande objetivo da autora Ana Alves Da Silva, captar as trajetórias efetuadas pelos empreendedores sociais.
O empreendedorismo social permite a procura e a implementação de soluções para os problemas sociais. Temos como Florence Nightingate de Inglaterra, Michael Yong e Maria Montessori como alguns dos exemplos de empreendedores sociais ao longo da História, e como muitos indivíduos pensavam: o que é preciso saber ou ter para ser um empreendedor social? E quis-se fazer uma investigação que permitisse a autora responder a esta questão.
Para conseguirmos obter resultados relativamente à caraterização do empreendedor social, foi