FICHAMENTO METODOLOGIA DE PESQUISA
Marília Freitas de Campos Torzoni-Reis
FICHAMENTO (pág. 7-8)
“Para iniciar nossos estudos sobre a pesquisa em educação é importante refletir sobre ela (...) pensemos em duas concepções que são radicalmente antagônicas: a educação como instrumento de reprodução da sociedade e a educação como instrumento de transformação da sociedade (SAVIANI, 1983; LIBÂNEO, 1986; LUCKESI, 1993).
A educação como instrumento de reprodução da sociedade diz respeito à educação não-crítica (...)tem como finalidade principal a adaptação do sujeito à sociedade tal qual ela se apresenta. Se considerarmos que vivemos numa sociedade desigual, a educação concebida como um processo de adaptação e instrumento de reprodução dessa sociedade (...).
A educação como instrumento de transformação da sociedade (...) tem como finalidade principal a instrumentalização dos sujeitos (...) significa dizer que, numa sociedade desigual, os sujeitos precisam se apropriar de conhecimentos, ideias, atitudes, valores, comportamentos etc., de forma crítica e reflexiva, para que tenham condições de atuar efetivamente na sociedade, sob a perspectiva de transformação.
O que é pesquisa?
O termo pesquisa significa, segundo o dicionário Aurélio (FERREIRA, 1986), “indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação, inquirição”. (...) também significa “investigação e estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento” (...) um processo de investigação minucioso e sistemático, seja ela natural ou social. (...)
(...) a função da pesquisa é a interpretação do que vivemos é a “prática social de conhecimento” (...).
(...) o termo pesquisa vêm sempre associadas à ideia de conhecimento. Então, o que é conhecimento?
Para Luckesi (1985), (...) “um mecanismo de compreensão e transformação do mundo” (...) “como uma necessidade para a ação e, ainda, como um elemento de