Métodos de Ensino de Educação Moral e Cívica
Educação Moral e Cívica
Antes de começarmos a relatar os aspectos principais deste trabalho, achamos necessário explicar nesta introdução outros conceitos relacionado ao mesmo, mas que devem ser antes referenciados, que são as palavras que dão origem e formam a disciplina com o nome Educação Moral e Cívica.
A saber:
Educação
É o desenvolvimento das faculdades físicas, morais e intelectuais do ser humano.
É um fenómeno observado em qualquer sociedade e nos grupos que constituem a sociedade (Famílias).
Moral
Segundo o Dicionário Michaelis, moral refere-se à moralidade, aos bons costumes que procede conforme à honestidade e à justiça. Diz-se de tudo que é decente ou digno, educativo e instrutivo.
Segundo à Filosofia, é a parte da filosofia que trata dos actos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe (quer seja rica ou pobre). 2. São as leis da honestidade e do pudor (vergonha).
Cívica, relativo a Civismo.
Refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como os deveres fundamentais para a vida colectiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mas especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política. Por exemplo: As participações do cidadão na escolha de um dirigente por meio de eleição, reconciliação nacional, etc. São práticas políticas.
Como se pode ver, a Educação Moral e Cívica, não é uma disciplina isolada ela depende deste elementos para aclarar o seu objecto de estudo que é o comportamento do homem de forma moral e política.
Assim sendo, a Educação Moral e Cívica surge no nosso curriculum escolar, para:
• Que enquanto se educa, também abre-se caminhos para que o aluno/educando possa partilhar as