palo neruda
REFORMA
EDUCACIONAL DE BENJAMIN CONSTANTE DE 1890
Enfatiza-se o seu objetivo no contexto da sociedade, esta estava passando por diversas mudanças, como a transição da Monarquia para a República, o fim da escravidão, o início do trabalho assalariado e da industrialização no país. Neste contexto, a instrução pública teve como objetivo formar novos cidadãos para uma outra realidade social. Era preciso formar homens que tivessem a capacidade de refletir e, por conseguinte, contribuir com a sociedade, fazendo valer o seu papel de cidadão livre e consciente, por meio do voto.
Este estudo foi utilizado como fonte primária, o Decreto nº. 981 de 1981 do Governo Provisório, que regulamentava a escola Primária do 1º e do 2º grau.
. Em meio às mudanças que ocorreram na sociedade brasileira, entendemos como prioridade compreender de que maneira os currículos educacionais pretendiam contribuir para a formação dos novos cidadãos, por meio da instrução escolar e seus conteúdos.
Na primeira parte, apresentamos a biografia de Benjamin Constant, para compreender os objetivos do autor na sociedade brasileira, dando ênfase na Reforma Educacional que ele propôs naquele momento. Também discutimos a presença do Positivismo, corrente filosófica iniciado por Augusto Comte em Paris, no final do século XIX, no Brasil e a sua influência nos intelectuais brasileiros da época, dentre eles Benjamin Constant. E, em seguida, analisamos a situação da instrução pública no final do Império e início da República, para que possamos compreender as mudanças que ocorreram na educação, desde a implementação de prédios destinados as novas escolas até as mudanças do currículo escolar.
(1836 - 1981)
Benjamin Constant Botelho de Magalhães foi o autor responsável pela Reforma de Instrução Pública de 1890,