Resenha da origem do homem
EDUCACIONAL DE BENJAMIN CONSTANTE DE 1890
Ariella Lúcia Sachertt Seki ariellaseki@ibest.com.br
Maria Cristina Gomes Machado mcgmachado@uem.br
Universidade Estadual de Maringá - UEM
Introdução
Este trabalho busca analisar a Reforma de Instrução Pública de Benjamin Constant e o conteúdo “Moral e Cívica”, uma das disciplinas presentes nesta reforma. Enfatiza-se o seu objetivo no contexto da sociedade, esta estava passando por diversas mudanças, como a transição da Monarquia para a República, o fim da escravidão, o início do trabalho assalariado e da industrialização no país. Neste contexto, a instrução pública teve como objetivo formar novos cidadãos para uma outra realidade social. Era preciso formar homens que tivessem a capacidade de refletir e, por conseguinte, contribuir com a sociedade, fazendo valer o seu papel de cidadão livre e consciente, por meio do voto.
Para realizar este estudo foi utilizado como fonte primária, o Decreto nº. 981 de 1981 do Governo Provisório, que regulamentava a escola Primária do 1º e do 2º grau. Foram utilizadas, também, obras que contribuíram no entendimento dos acontecimentos políticos, sociais e econômicos que marcaram aquela época. Em meio às mudanças que ocorreram na sociedade brasileira, entendemos como prioridade compreender de que maneira os currículos educacionais pretendiam contribuir para a formação dos novos cidadãos, por meio da instrução escolar e seus conteúdos.
Nesse sentido, o texto foi estruturado de maneira que pudesse demonstrar numa visão geral os acontecimentos ocorridos na Primeira República. Para tanto, organizamos o texto em duas partes. Na primeira parte, apresentamos a biografia de Benjamin Constant, para compreender os objetivos do autor na sociedade brasileira, dando ênfase na Reforma Educacional que ele