Métodos de Coleta de Dados Não estruturado disfarçado
Não estruturado disfarçado
Também conhecida como técnicas projetivas compreendem a criação de uma circunstância que encorajem os pesquisados a exporem livremente informações sem que tenham conhecimento disso.
Os métodos projetivos vêm da psicologia. Inicialmente foram desenvolvidos para tratar pacientes com perturbações emocionais. Num teste projetivo as informações coletados não mostram de forma aparente a real interpretação dos dados que estão sendo obtidas.
As técnicas projetivas que podem ter alguma utilização em pesquisas de marketing são:
Contar estórias ( teste de apercepção temática-TAT):
Consiste em uma forma neutra de contar uma estória utilizando figuras que descrevem uma situação relacionada ao produto ou tópico de marketing em estudo.
Teste de Rorschach:
É composto por 10 cartões, cada um com um borrão de tinta e sua aplicação consiste em perguntar ao pesquisado o que significa cada um dos borrões.
Interpretação de papéis:
Consiste na apresentação de uma estória, contada de forma oral ou visual, onde o pesquisado é solicitado a exprimir seus sentimentos de crença para a situação em que o personagem se encontra, mas na condição de 3ªpessoa, como um parente, amigo ou visinho. Acredita-se que ao descrever a situação colocando o pesquisado como uma 3ªpessoa, ele estará revelando seus próprios sentimentos e crenças a respeito.
Completar estórias:
Consiste em passar uma determinada situação para o pesquisado com informações o suficiente para focalizar sua atenção a um determinado tópico, mas não o suficiente para indicar o final; a seguir, ele é convidado a apresentar sua conclusão.
Completar desenhos em quadrinhos:
Consiste em apresentar ao pesquisado desenhos em quadrinhos apresentando um ou mais personagens em uma determinada situação. Feito isso o pesquisado é convidado a complementar o quadrinho seguinte com base na situação observada nos quadros anteriores.
Completar sentenças:
Compreende solicitar aos