Comunicação dos métodos de coleta de dados
1) Comunicação: podem ser classificados quanto ao grau de estruturação e disfarce.
->Estruturando e não disfarçado (não tem flexibilidade e sabe qual a empresa) ->Não estruturando e não disfarçado(sabe qual é a empresa) ->Não estruturando e disfarçado(não sabe que empresa é) ->Estruturando e disfarçado(não tem flexibilidade de resposta e nao sabe qual a empresa)
Obs.: Podem ser classificados:
->Quanto ao grau de estruturação: Estruturado e não estruturado. ->Quanto ao grau do disfarce: Disfarçado e nao disfarçado. ->Quanto aos instrumentos utilizados: Humano, Eletrônica e Mecânica. ->Quanto ao ambiente: Natural e laboratório. ->Quanto ao objeto observado: Direto e indireto(microcâmara observando a reação das pessoas).
2)Escopo da pesquisa: Amplitude e Profundidade: ->Estudo dê caso: Profundo e não amplo(mais chance de erro). ->Estudo de campo: Nem tão profundo e nem tão amplo. ->Levantamento amostrais: Amplos e pouco profundos(superficial) Características:
->Levantamento do campo: Representatividade da população, total controle sobre o erro amostral, geração de tabelas e não permite aprofundar os tópicos da pesquisa, é mais caro e requer grandes conhecimentos(IBGE) não é muito profundo, muita gente é entrevistada. ->Estudo de campo: Fenomenos,investigados na sua ocorrência natural. Grande fonte geradora de hipóteses, indicado para pesquisa exploratória. Investiga-se o fato após sua ocorrência, não ha controle sobre as variáveis e não generalizações a partir dos resultados. (as pessoas fazem o que querem e fico somente registrando). ->Estudo de caso: Compreendem-se aspectos subjetivos, permite analisar tendências de comportamento, busca-se o porquê não permite generalizações e foca apenas o objeto de estudo. (grupo pequeno quero saber o