O desenvolvimento infantil
1- No texto afirma-se que: “os vários sistemas existentes na sociedade articulam-se com o sistema educacional”. Você poderia exemplificar como isso ocorre com o Sistema de Ensino de seu município?
R: Geralmente nos deparamos com noticias nem sempre muito positivas sobre a escola e sua rotina docente. Professores desmotivados, alunos desinteressados e um sistema pedagógico falido são alguns itens para um ensino de má qualidade, em meu município não é diferente pois alunos passam de ano sem saber escrever corretamente, não há incentivo pra que a criança tenha vontade estudar, o sistema educacional de nosso pais se transformou em mercadoria, é preciso pagar para ter um ensino razoável, isto no que se refere ao ensino de educação básica. 2- Algum elemento relevante em seu município interferiu, ocasionando alterações nos sistemas de ensino das escolas municipais ou estaduais?
R: A Municipalização do Ensino iniciada na década de 1990 constitui um processo de relevância no cenário educacional Brasileiro, induzida pela Lei Federal que estabelece as Leis de Diretrizes e Base da Educação, e pela Lei Federal 9424/96 que cria Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de valorização do Magistério (FUNDEF), A Municipalização de Ensino Fundamental atingiu totalidade dos Municipios Brasileiros. Mogi Guaçu cidade do Estado de São Paulo com 139.836 habitantes entra nesse processo em 1997 com a aprovação da Lei Municipal 3427/97 que autoriza a parceria Estado-Municipio para desenvolvimento da educação, e com a Lei Municipal “Profa Cleonice Aparecida Cruz Kilbum Thiele”. Em âmbito nacional a discussão sobre descentralização do ensino não é nova,para analisa-la é necessário lembrar o Ato Adicional de 1834 que toca pela primeira vez nas obrigações de Províncias, passando por períodos históricos nacionais. Entre discussões sobre a real motivação do processo de municipalização e sobre sua