Desenvolvimento e pesquisa de campo
O Desdobramento da Função Qualidade (QFD) é um método de desenvolvimento de produtos e serviços, que busca identificar quais são os desejos e exigências dos clientes, para projetar produtos e serviços que os satisfaçam (OHFUJI et al., 1997). O QFD foi criado no Japão no final da década de 60, sendo logo também utilizado em outros países, devido aos seus benefícios. O objetivo deste trabalho é apresentar a metodologia e técnicas de coleta de dados para verificar o grau de introdução do QFD no Brasil, aprofundando o estudo similar realizado por CAUCHICK MIGUEL & CARPINETTI (1999), que utilizou uma amostra intencional de 111 empresas. Para atingir estes objetivos, foi feito um estudo bibliográfico sobre os tipos de pesquisa de campo e amostragem existentes, verificando-se qual atenderia aos objetivos da pesquisa. Analisou-se qual é a técnica de coleta de dados que seria usada, dentre: questionário, entrevista, formulário e outras. Neste trabalho são apresentadas as etapas de elaboração do questionário e como serão feitos a verificação, codificação e tabulação dos dados.
2- Metodologia de Pesquisa do Tema do Trabalho
Após a realização de um estudo bibliográfico sobre a metodologia do QFD, fez se a revisão dos possíveis instrumentos de coleta de dados existentes, para a escolha dos métodos que irão atender os objetivos deste estudo. Esses métodos são descritos a seguir.
2.1 Pesquisa de campo
A pesquisa de campo é uma fase que é realizada após o estudo bibliográfico, para que o pesquisador tenha um bom conhecimento sobre o assunto, pois é nesta etapa que ele vai definir os objetivos da pesquisa, as hipóteses, definir qual é o meio de coleta de dados, tamanho da amostra e como os dados serão tabulados e analisados. As pesquisas de campo podem ser dos seguintes tipos (MARCONI & LAKATOS, 1996):
a) Quantitativas–Descritivas: investigação empírica, com o objetivo de conferir hipóteses, delineamento de um problema, análise de um fato, avaliação de programa