Direito 1ano
Trabalho 1º Bimestre
Questões
1) O que Tales afirmava sobre a filosofia, o mundo e o imã?
Tales foi iniciador da filosofia da physis, o primeiro a afirmar que tudo vinha de algum lugar, tudo tinha um “principio único“ para ele; este era a Água, afirmava também que o Mundo estava cheio de deuses, e ainda acreditava que o imã tinha alma, pois era capaz de mover, e portando a alma é o principio do movimento.
2) O que era o “principio” para Tales?
O principio para Tales era a Água, que já não tem mais nada haver com o principio mitológico de Hesíodo, e sim baseado em suas analise, constata que o alimento de todas as coisas é úmido, assim, o que as coisas se geram passa a ser o principio delas.
3) O que Aristóteles dizia sobre o principio – Água de Tales?
Aristóteles via Tales como aquele que superou seus antecessores, iniciador da filosofia da physis, onde vê o principio de Tales como o primeiro a professar sobre a causa primeira.
4) É possível identificar no pensamento de Tales as características que marcam a filosofia grega? Explique.
Sim, porque Tales propôs a partir do principio Água, um novo fundamento para a origem das coisas, ao contrario de seus antecessores que ligavam o principio a origens mitológicas.
5) Qual é o principio na visão de Anaximandro?
O principio de Anaximandro era o infinito o “Apeíron”, de onde não tem principio e nem fim, uma natureza infinito de onde provêm os céus e o universo.
6) O que significa o “Apeíron”, segundo o texto? Há em Anaximandro alguma relação entre o principio e o divino?
Apeíron é o que é privado de limite e de determinação externa e internas, um infinito espacial, em grandeza quantitativa como o universo, e indefinito em qualidade, como ar e água. Assim considerou-se seu principio como divino porque provém do infinito, e aparece como imortal e indestrutível.
7) Explique o sentido da gênese de todas as coisas pelo infinito.
A gênese explica como nascem todas as