método sociologico
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO
CAMPUS JACAREZINHO
PEDAGOGIA
PALOMA ARIANA DE MATTOS
MÉTODO SOCIOLÓGICO
JACAREZINHO – PR
2014
Todas as ciências possuem um método específico para que se possa alcançar o conhecimento. Dentre essas ciências, analisaremos a Sociologia e seu método. Entretanto é perceptível que em cada tendência, escola e pensador há um método sociológico único. Cada autor utiliza-se de uma corrente sociológica para pautar-se em suas teorias, recorrendo, em certos momentos, a vários procedimentos já existentes em outras ciências.
Com isso, antes de expor alguns métodos utilizados por determinados sociólogos, é essencial explicar o que é um método. Segundo o dicionário de Aurélio de língua portuguesa, método é “uma maneira de dizer, de fazer, de ensinar uma coisa, segundo certos princípios e em determinada ordem” (Ferreira,2014), ou seja, o método se baseia em um conjunto de regras que auxiliam na produção de algo.
Segundo Pedro Demo, “A metodologia é uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos” (DEMO, 1987, p.19). Em suma, método é a maneira de elaborar e pensar uma teoria, um pensamento, é o caminho de como se pensar sociologicamente.
Diante disso, podemos perceber que temos inúmeros métodos, pois cada um depende do tipo de ciência que se deseja aplicar. Dos diversos métodos existentes podemos citar o método experimental. Esse método era muito usado pelos cientistas físicos e biólogos, muito antes de ter sido transferido para a Sociologia. Esse método trata-se de um procedimento pautado na lógica para escolhas de temas, por meio da observação busca comprovar a existência de uma relação causal entre dois fatores. Um sociólogo que usou esse método foi Pitirim Sorokin, sociólogo russo que se preocupava em analisar as questões da organização social.
Outro método