Método de Watsu
Watsu nasceu da união dos efeitos terapêuticos e fisiológicos da água aquecida com a grande possibilidade de mobilizações do Zen Shiatsu foram às palavras escolhidas por Harold Dull, na década de 1980, para dar nome a um trabalho corporal poderoso, que agrega movimentos suaves, alongamentos e massagem aos princípios do zen. Zen é uma palavra que a cultura ocidental pouco conhece que se tornou sinônimo de paz e tranquilidade. Sua origem vem da palavra Dyana, que significa meditação em sânscristo.
O método Watsu é uma técnica suave, mas de efeito profundo e de grande potencial terapêutico, esta técnica é caracterizada por movimentos rítmicos rotacionais e em espirais, trações e manipulações articulares, ora livres ora sequenciais, alongamentos passivos e alguns fundamentos de Shiatsu, como pressões sobre alguns pontos de energia. Foi criada inicialmente para fins de relaxamento e tem sido usado com fins terapêuticos, nos últimos 10 anos vem sendo utilizado como ferramenta no tratamento fisioterapêutico de disfunções sensório motoras.
O método Watsu o terapeuta conduz o paciente a flutuar livremente, alternando movimentos entre trações massagens e alongamentos. O Watsu é realizado em água aquecida, fatos que favorece ainda mais o estado de relaxamento e de alivio de tensões desta forma, excelentes resultados podem ser observados, em curtos períodos de tempo. O Watsu conquistou notoriedade nos grandes centros de saúde do mundo. Países como Alemanha, Suíça e Estados Unidos, já fazem uso desta técnica como mais valioso recurso terapêutico. O Watsu esta sendo utilizado pelo publico em geral, para o crescimento pessoal, assim como por terapeutas , para o tratamento de condições especificas. Alguns dão como definição de watsu uma técnica de revisão interna e de reorganização corporal e mental. Segundo Harold Dull seu principal desenvolvedor, Watsu é a união entre trabalho corporal, atividade física e terapia.
O Watsu, em sua essência, traz a observação, o