Método de trabalho independente
Esse método consiste na aplicação de tarefas para serem resolvidas de forma independente pelos alunos, porém dirigidas e orientadas pelo professor. A maior importância do trabalho independente é a atividade mental dos alunos, para que isso ocorra de forma adequada é necessário que as tarefas sejam claras, compreensíveis, e à altura dos conhecimentos e da capacidade de raciocínio dos alunos, tendo o professor que assegurar condições para que o trabalho seja realizado e acompanhar de perto a sua realização.
O presente trabalho tem como finalidade apresentar o conceito de método de trabalho independente, bem como, sua aplicação prática dentro do processo ensino-aprendizagem desenvolvida em sala de aula, pois se trata de uma importante ferramenta de trabalho que deve ser utilizado pelo professor como recurso pedagógico.
Esta apresentação acontecerá de forma detalhada durante o decorrer deste trabalho acadêmico, elucidando assim, os princípios que envolvem um efetivo planejamento pedagógico, onde o processo de construção do conhecimento do aluno seja estimulado através de atividades que, realizadas individualmente ou em grupo, proporcionem constante exercício mental.
CONCEITO DE MÉTODO DE ENSINO
Entende-se por método o caminho para atingir um objetivo. Assim, os métodos de ensino implicam uma sucessão planejada e sistematizada de ações, tanto do professor quanto dos alunos e requerem a utilização de meios que podem ser técnicas recursivas, a fim de que os alunos possam atingir os objetivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a assimilação dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognitivas e operativas dos alunos.
Em função dos métodos de ensino estar obrigatoriamente vinculados aos objetivos gerais e específicos, as decisões de selecioná-los para utilização didática, depende de uma metodologia mais ampla do processo educativo, portanto, veremos a seguir os princípios e diretrizes, métodos e procedimentos