Método de trabalho independente
O estudo dirigido procura:
* Desenvolver habilidades e hábitos de trabalho independente e criativo sistematizar e consolidar conhecimentos, habilidades e hábitos;
* Possibilitar a cada aluno, individualmente, resolver problemas;
* Vencer dificuldades e desenvolver métodos próprios de aprendizagem;
* Possibilitar aos alunos o desenvolvimento da capacidade de trabalhar de forma livre e criativa, com os conhecimentos adquiridos, aplicando-os a situações novas, referentes a problemas do dia a dia da sua vivência e a problemas mais amplos da vida social;
* Possibilitar ao professor a observação de cada aluno em suas dificuldades e progressos, bem como a verificação da eficácia do seu próprio trabalho na condução do ensino.
Requisitos para o estudo dirigido
Qualquer que seja a forma do estudo dirigido, devem ser observados alguns requisitos: ter claros os objectivos e os resultados esperados; corresponder aos conteúdos da matéria; observar o tempo disponível; ter os meios de trabalho a mão (livros, mapas, ilustrações, dicionários, atlas etc.); utilizar resultados obtidos no trabalho de cada aluno para a classe toda.
O estudo dirigido deve começar, sempre, com uma orientação da tarefa da de leitura de um texto, questões de compreensão de texto, exercícios (Ex: classifique, consulte, escreva etc.) e questões ou perguntas e clareza e precisão (o que é, por quê, quando, onde, como temente, a orientação da tarefa deve ser escrita.
Os alunos realizarão a tarefa silenciosamente (as vezes em duplas). O professor percorre a classe observando como: está resolvendo as questões. Pode dar algum esclarecimento deixar o aluno buscar as soluções sozinho, mesmo que sejam erradas. “Após o término da tarefa, é necessário retomar aos erros e corrigi-los. As vezes a matéria deve ser revisada, os conhecimentos.
Outras formas de trabalho independente são a pesquisa escolar (resposta a questões com consultas enciclopédias) e a