Método de Hoffmann
MÉTODO DE HOFFMANN
OBJETIVO
Aprender sobre o procedimento para realização do método de Hoffmann.
INTRODUÇÃO
O método Hoffmann é um exame parasitológico de fezes que consiste basicamente na mistura das fezes com água, onde será filtrada por uma gaze cirúrgica e deixada em repouso, formando uma consistente sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice. Essa sedimentação é inserida em lâmina e observada em microscópio. Este método detecta a presença de ovos nas fezes, e após coloração com lugol é possível verificar a presença de cistos de protozoários e larvas de helmintos.
MATERIAIS
Luvas
Amostra de fezes
Frasco de plástico
Palito
Gazes cirúrgicas
Cálice cônico 200 ml
Água destilada
PROCEDIMENTOS
1. Colocar aproximadamente 2 gramas da amostra de fezes em um frasco de vidro, com cerca de 50 ml de água destilada. Homogeneizar bem com um palito de sorvete.
2. Filtrar o homogeneizado com um cálice de sedimentação de 200 ml de capacidade, por intermédio de gaze cirúrgica dobrada em 8 partes.
3. Despejar 50 ml de água destilada sobre os detritos na gaze, mexendo o palito.
4. Acrescentar água destilada no cálice de sedimentação até a altura de 2 dedos abaixo da borda superior.
5. Deixe a suspenção de fezes em repouso durante uma hora.
6. Se o líquido estiver turvo, decantar cuidadosamente o líquido sobrenadante para não levantar o sedimento, encher novamente o cálice com água destilada e deixar em repouso por mais 40 minutos.
RESULTADOS E CONCLUSÃO
Não ouve resultados, uma vez que a aula teve como propósito aprender a preparar o método de Hoffmann.
O método de Hoffmann é baseado na sedimentação espontânea das fezes após duas horas. É um método específico para pesquisa de Schistosoma mansoni, porém por mostrar-se altamente eficiente também nas pesquisas de protozoários, este método acaba sendo amplamente utilizado para a pesquisa dos demais parasitas.