Relatório trabalho de campo 2 - topografia ii
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, SC. Brasil
02/06/2012
Topografia I
Prof. Dr. Gabriel Cremona Parma
Relatório de Trabalho de Campo
LEVANTAMENTO DE DETALHES POR IRRADIAÇÃO
Integrantes da equipe de campo: André Ferraro Raphael Lourenço Matheus da Silva Matheus Hoffmann
1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem como proposta levantar pontos de um terreno utilizando o método de irradiação por coordenadas polares, utilizando-se de uma estação total para aferir o levantamento. O trabalho de campo foi realizado próximo ao escritório da Jotur da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unidade Pedra Branca, localizada no município de Palhoça, Santa Catarina.
1.1 Objetivo Principal Realizar um levantamento de pontos de um terreno utilizando o método de irradiação, também conhecido como método da decomposição em triângulos ou das coordenadas polares, que
1
André Ferraro, Raphael Lourenço, Matheus da Silva, Matheus Hoffmann
consiste em localizar um ponto (E), dentro ou fora da superfície demarcada, e de onde possam ser avistados todos os pontos que a definem. Com isso, a partir deste ponto são medidas as distâncias aos pontos que definem a superfície demarcada, assim como os ângulos horizontais entre os alinhamentos que possuem (E) como vértice.
1.2 Local de Execução O trabalho de campo realizou-se na estação de ônibus da UNISUL – Unidade Pedra Branca, próximo ao escritório da Jotur, situado na Av. da Pedra Branca, 25, em Palhoça. O trabalho iniciou às 11h00 e encerrou às 11h50.
Figura 1 – Croqui de Localização Fonte: dos Autores
1.1 Materiais Utilizados Tripé de alumínio, estação total, bastão com prisma, bússola, prancheta e planilha ad-hoc para o levantamento. 2 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
2.1 Estacionando o equipamento
2
André Ferraro, Raphael Lourenço, Matheus da Silva, Matheus Hoffmann
Primeiramente foi identificado o ponto estação para