Método de Gowin - resumo
Aluno: Emerson Adriano Oliveira Silva
Turno: Diurno.
Prof: André , Disciplina: Fundamentos da Educação.
Resumo: O modelo de Gowin
Gowin desenvolveu um método de aprendizagem onde ele vê uma relação triádica entre professores, materiais educativos e o aluno. Funcionava da seguinte maneira, o Professor passava para o aluno um material de aprendizagem e o apresenta os significados, após isso o aluno por sua vez devolve ao professor os significados que conseguiu assimilar. Se o significado ficar dentro do contexto do professor, o aluno conseguiu absorver uma aprendizagem, se não for o caso o professor poderá efetuar novamente o processo fazendo algumas alterações até que facilite o modo para que o aluno capte de alguma maneira o significado que o professor está a compartilhar.
O professor por ventura tem a responsabilidade de verificar se o significado assimilado pelo aluno é ou não aqueles compartilhador pelos usuários. “O ensino se consuma quando o significado do material que o aluno capta é o significado que o professor pretende que esse material tenha para o aluno.” (Gowin, 1981, p. 81.)
O ensino requer bastante responsabilidade, o aluno que aprende significativamente tem que manifestar uma disposição para relacionar de maneira compreensiva ao seu cognitivo.
Método
O método concentrava-se numa incansável comparação de dados, retirados das sociedades e de seus contextos sociais, classificados de acordo com o tipo (religioso, de parentesco, etc), determinado pelo pesquisador, dados que lhe serviriam para comparar as sociedades entre si, fixando-as num estágio específico, inscrevendo estas experiências numa abordagem linear, diacrônica, de modo a que todo costume representasse uma etapa numa escala evolutiva, como se o próprio costume tivesse a finalidade de auxiliar esta evolução. Entendiam os evolucionistas que os costumes se demarcavam