Trade
Ação – Desenvolver o termo acima alinhado a existência do Trade Marketing.
No mercado, desde seu surgimento, mudanças no comportamento do Shopper, evolução do varejo e dos canais de distribuição, desenvolvimento da concorrência.
A importância de se pensar em uma área de Trade Marketing no Atacadão como forma de ampliar negócios e atender os canais de venda da empresa.
A integração desta nova área com seu atual departamento.
Trade Marketing é uma ferramenta poderosa de venda que não é bem explorado no Atacadão. Não existem ações como:
- merchandising estratégico: planejamento e gestão por categoria
- comunicação no local de compra
- materiais de PDV
- estudos e mensuração das ações no PDV
É importante se pensar no Trade Marketing, pois no Atacadão existem diferentes pontos de vendas como, Loja, Atacado de rua e Atacado balcão.
Para a loja é importante fazer uma elaboração do layout e circulação no PDV para que o cliente ao entrar na loja consiga circular e fazer suas comprar em uma ordem agradável.
Para o Atacado é importante fazer as ações do trade, pois o vendedor do atacado, quando vai visitar o pequeno varejo, chega a ter um portfólio de mai de dois mil produtos e certamente não poderá dar foco em todas as categorias. Fica quase impossível um vendedor falar das promoções, instalar o material merchandising, expor as marcas e ajudar o varejista a melhorar sua rentabilidade. Por conta disso, várias indústrias têm decidido atingir o pequeno varejo através do distribuidor regional, ou exclusivo, na certeza de que essa será a melhor forma de ver suas ações acontecer no ponto de venda. Um exemplo disso é a Unilever que tem distribuidores exclusivos e disponibilizam materiais de merchandising para cada vendedor.