Método Azeotrópico
É baseado na oxidação de SO2 pelo I2 em presença de água.
CH3OH + SO2 + RN →[RNH]SO3CH3
I2 + [RNH]SO3CH3 + H2O + 2RN →[RNH]SO4CH3 + 2[RNH]I
RN = base (imidazol)
Karl Fischer propôs um reagente preparado pela ação de dióxido de enxofre sobre uma solução de iodo numa mistura de imidazol e metanol anidros. A água reage com este reagente num processo de duas etapas, no qual uma molécula de iodo desaparece para cada molécula de água presente.
A determinação do ponto final da reação pode ser visual, isto é, quando for percebido um pequeno excesso de titulante. A viragem ocorre de amarelo para uma coloração parda.
Deve-se tomar bastante cuidado quando utilizamos Karl Fischer para evitar contaminação do reagente e da amostra pela umidade atmosférica, todo material deve ser devidamente seco antes do uso.
O método Karl Fisher é um dos mais precisos e exatos para determinação de umidade de grãos de cereais, porém é demorado e requer habilidades analíticas, não sendo muito usado em laboratórios de grãos e sementes.
Hoje uma vasta faixa de reagentes de KF e soluções auxiliares são oferecidas por vários fabricantes. Eles são desenvolvidos para aplicações em particular, i.e. personalizados:
Componentes únicos e reagentes separados para volumetria e coulometria.
Reagentes que contém piridina e livres de piridina.
Reagentes especiais para determinação de água em aldeídos e cetonas.
Reagentes estáveis de KF volumétrico com fator de 1 mg H2O/mL ou 2 mg H2O/mL para a determinação de baixas concentrações de água.
Solventes para gorduras e óleos, com hidrocarbonetos halogenados (usualmente não desejáveis) ou sem estes (e.g. com decanol).
Solventes para substâncias polares (e.g. sais, açúcares).
Substâncias tampões ou soluções tampões para amostras fortemente alcalinas ou fortemente ácidas.
Padrões de água certificados de 0,1 ...10 mg/mL H2O com a densidade de 1 g/mL.
Esta ampla faixa de possibilidades permite ao usuário