Resumo Pesquisa Operacional
FUNDAMENTOS DA PESQUISA OPERACONAL
Atividade apresentada como requisito de avaliação da disciplina Pesquisa Operacional, no curso de Administração.
ITABUNA - BA
MARÇO / 2014
Pesquisa operacional
Conceito
Pesquisa operacional é um método cientifico de tomada de decisões. Em linhas gerais, consiste na descrição de um sistema organizado com o auxilio de um modelo, e através da experimentação com o modelo, na descoberta da melhor maneira de operar o sistema, com a finalidade de prever e comparar estratégias ou decisões alternativas, cujo objetivo é dar suporte à definição de políticas e determinação de ações.
Resumidamente podemos dizer que o objetivo principal da PO é determinar a programação otimizada de atividades ou recursos, fornecendo um conjunto de procedimentos e métodos quantitativos para tratar de forma sistematizada problemas que envolvam a utilização de recursos escassos. Para apoiar a tomada de decisão, a PO busca a solução de problemas que podem ser representados por modelos matemáticos.
Fases de um estudo em P.O
Um estudo em Pesquisa Operacional costuma envolver seis fases:
Formulação do Problema – nesta fase, o administrador do sistema e o responsável pelo estudo em P.O deverão discutir, no sentido de colocar o problema de maneira clara e coerente, definindo os objetivos a alcanças e quais os possíveis caminhos alternativos para que isso ocorra.
Construção do Modelo do Sistema – Os modelos que interessam são os modelos matemáticos, isto é, modelos formados por um conjunto de equações e inequações.
Uma das equações serve para medir a eficiência do sistema para cada solução proposta. As variáveis que compõem as equações são de dois tipos:
- Variáveis controladas ou de decisão - são variáveis cujo valor está sob o controle do administrador.
- Variáveis não controladas – são as variáveis cujos valores são arbitrados por sistemas fora do controle do