Programação
Berenice Jussara Kerber Cavalcanti Lemos - Civil
Autor
Prof. Dr. Karl Heinz Kienitz
Orientador
RESUMO
A grande e real necessidade da utilização dos princípios de Guerra Eletrônica na área militar tem causado uma crescente movimentação por parte dos formadores de opinião nas Forças Armadas com o objetivo de colocar o efetivo militar a par do que é a Guerra Eletrônica e de como ela está presente nas atuais operações militares, tanto no mundo simulado como no mundo real.
Tendo isto como motivação, este trabalho mostra como a Inteligência Artificial tem sido largamente utilizada em inúmeras aplicações militares em desenvolvimento e outras tantas aplicações já em plena utilização.
A ênfase deste trabalho está nas tecnologias de IA muito utilizadas nas aplicações de interesse militar, a saber: Redes Neurais e Sistemas Especialistas além da Robótica que é uma disciplina híbrida que incorpora muitos elementos de IA.
Os temas de interesse militar abordados incluem veículos autônomos (submarinos, terrestres e aéreos) onde se destaca a Robótica; simulações militares que foca amplamente os Sistemas Especialistas; outros temas como armamentos embarcados em avião, sistemas de comunicação por satélite, reconhecimento de alvos, combate aéreo, planejamento militar, manutenção e sistemas de teste e assistentes para o piloto.
Áreas eleitas como alvo de atenção para desenvolvimentos futuro da eletrônica com grande impacto nas necessidades de software com tecnologia IA incluem Fotônica, transporte acústico de carga, integração de tecnologias no nível de substrato, sensores de ultra-resolução e fuselagem inteligente. Estas também são mencionadas no trabalho.
IMPACTO OPERACIONAL
Esse trabalho proporcionou o esclarecimento à comunidade operacional das potencialidades da inteligência artificial para o emprego militar tendo repercussão, principalmente, entre os especificadores de requisitos de diversos sistemas