Destilacao
Destilação é definida como:
Um processo em que uma mistura de líquido e vapor, composta por duas ou mais substâncias, é separada em frações de componentes de pureza desejada, através da aplicação e remoção de calor.
A destilação é baseada no fato de que o vapor de uma mistura em ebulição será mais rico nos componentes que têm pontos de ebulição mais baixos. Conseqüentemente, quando este vapor é resfriado e condensado, o líquido resultante conterá em maior proporção os componentes mais voláteis. Ao mesmo tempo, a mistura líquida original ficará mais rica nos componentes menos voláteis. As colunas de destilação são projetadas para conduzir esta separação eficientemente.
Embora muitas pessoas tenham uma idéia do que seja a destilação, os aspectos importantes do ponto de vista de processamento são:
A destilação é a técnica mais comum de separação de misturas líquidas de componentes, sendo aplicada quando nenhum dos componentes sejam termosensíveis;
Consome grandes quantidades de energia, em termos de exigências de resfriamento e aquecimento;
Pode contribuir com mais de 50% dos custos energéticos para operação da planta.
A melhor maneira de reduzir custos de operação de unidades existentes é aumentar a sua eficiência através de otimização e controle de processos. Para conseguir isto, é essencial uma compreensão completa dos princípios da destilação e como os sistemas de destilação são projetados. A finalidade aqui é expor a terminologia usada na prática da destilação e fornecer os conceitos básicos de:
Tipos de colunas
Equipamento básico de destilação e operação
Partes internas da coluna
Fervedores e condensadores
Princípios de destilação
Equilíbrio líquido-vapor
Projeto de colunas de destilação
Fatores que afetam a operação de uma coluna
TIPOS DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO
Há muitos tipos de colunas de destilação, cada uma projetada para executar tipos específicos de separações, e cada projeto difere em termos de sua complexidade. Uma forma de classificar