Mészaros - educação para além do capital
NICOLY MONIQUE BUENO DE CAMARGO
FICHAMENTO DE LEITURA
Fichamento apresentado para a disciplina Educação, Cultura e Sociedade; Faculdade de Ciências Biológicas; Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Professora Mônica Cristina Martinez de Moraes
PUC-CAMPINAS
2013
SUMÁRIO
1. INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA 3
2. RESUMO 3
3. CITAÇÕES 4
4. COMENTÁRIOS 4
5. IDEAÇÃO 4
INDICAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. (Coleção Mundo do Trabalho). São Paulo: Boitempo, 2005.
RESUMO
Inicialmente, o livro traz três citações muito antigas escolhidas por Mézáros. Com elas pode-se perceber que, por séculos, existe a necessidade de tentar estabelecer uma radical mudança estrutural na sociedade.
Em “Educação para além do capital”, Mézáros elabora argumentos críticos que recaem na discussão sobre a crise do capitalismo, a qual ele afirma ser extremamente estrutural. Utiliza de citações de autores como Robert Owen e Adam Smith a fim de fortalecer seus argumentos condenando o eterno objetivo de acumular bens e lucrar, assim, o autor discursa acerca do choque que os ideais capitalistas causam na educação e defende a erradicação do capitalismo para o bem da sociedade.
De acordo com o pensamento de Mézáros, a educação tem de gerar circusntâncias palpáveis e concernente à realidade, e não manter aquela ideia de mediocrizar a classe proletariada. Desse modo, um cidadão deve possuir condições de pensar livremente e intelectualmente com sua própria mente, não de acordo com o