Médicas
Responsável pelo sarampo, o vírus apresenta dois tipos de espículas, uma com atividade hemaglutinante e a outra com atividade hemolítica e de fusão celular. O hospedeiro natural é o homem. Após aderência à superfície celular,por meio da hemaglutinina ,o vírus penetra e ocorre o desnudamento .A RNA polimerase do vírus transcreve o genoma de polaridade negativas múltiplos RNAs sintetizados são traduzidos e originam as proteínas virais específicas .O nucleocapsídeohelicoidal é montado ,e a proteína da matriz promove a interação com o envelope e o vírus é liberado por brotamento pela membrana celular.Possuem uma única molécula de RNA de fita simples. O envelope é coberto por espículas que podem conter hemaglutinina, neuraminidase ou uma proteína de fusão.
TRANSMISSAO E EPIDEMIOLOGIA
O vírus do Sarampo é transmitido via gotículas respiratórias produzidas pela tosse e espirro, ambos, durante o período prodrômico e por alguns dias depois que as erupções aparecem. A doença é mais grave em crianças mal-nutridas,especialmente em países em desenvolvimento.
PATOGENÊSE E IMUNIDADE
Depois de infectar as células que revestem o trato respiratório superior,o vírus entra na corrente sanguínea e infecta as células retículo endoteliais,onde se replica novamente. Mais uma vez ,o vírus entra na corrente sanguínea e ,assim atinge a pele. Linfócitos T citotóxicos atacam as células do endotélio vascular da pele infectada pelo vírus do Sarampo, e essa é a causa principal doa erupções. Células gigantes multinucleadas são características das lesões, e se formam como consequência da fusão de células promovida pela proteína de fusão celular presente nas espículas. Indivíduos que contraem a doença, adquirem imunidade por toda a vida
CASOS CLÍNICOS
As manchas de Koplik são lesões de coloração vermelho intenso, com uma mancha central branca, que se localiza na mucosa bucal e servem praticamente como diagnósticos do Sarampo.
PREVENÇAO
A prevenção