Máquina de café expresso
MÁQUINA DE CAFÉ EXPRESSO
As máquinas de Café Expresso utilizam a pressão que se obtém com o aquecimento da água dentro de um recipiente fechado para pressionar a mesma contra o café.
SISTEMA TÉRMICO DE UMA MÁQUINA - CAFÉ EXPRESSO
A água fria contida no reservatório é bombeada através de tubos à alta pressão para uma caldeira.
A caldeira é uma estrutura robusta de aço inox (latão ou alumínio) e possui uma resistência elétrica embutida num canal na parte inferior, que aquece a água até a temperatura adequada para a preparação do Café Expresso.
O elemento resistivo é um fio em espiral, similar ao filamento de uma resistência de torradeira elétrica.
A caldeira também tem uma válvula de retenção que mantém a água dentro da câmara, não permitindo que ela retorne para a bomba.
Os termostatos controlam a temperatura da água de uma maneira bastante elementar, ligando e desligando a resistência.
A água fervente aumenta a pressão dentro da caldeira, forçando a água para o porta-filtro, esse pode ser abastecido com café em pó ou sache para assim obter-se um Café Expresso.
O vaporizador, geralmente é utilizado para aquecer ou espumar várias bebidas feitas com o Café Expresso. O vaporizador é conectado através de uma tubulação direto à caldeira, e quando acionado libera o vapor contido direto para ponteira.
PRINCIPAIS APLICAÇÕES
Máquina de Café Expresso.
PRINCIPAIS VANTAGENS * Preparo simultâneo de até 2 xícaras de café por vez. * Tempo de preparo, aprox. 25 segundos. * Saída de vapor para preparar cappuccinos. * Reservatório de água removível. * Porta filtro universal para café moído e saches.
PRINCIPAIS DESVANTAGENS * Custo elevado do café/sache. * Variedade limitada de café. * Qualidade do café inconsistente.
MANUTENÇÃO DO EQUIPAMENTO
Do Aparelho: As peças removíveis devem ser limpas com água e detergente neutro. A máquina não pode ser mergulhada em água ou qualquer outro líquido.
Do