Montar um café
Introdução
FICHA TÉCNICA
Setor: Comércio
Tipo de Negócio: Comércio de cafés, bolos, salgados, sucos, etc.
APRESENTAÇÃO.
O café expresso é um café resultante da combinação dos mais intensos aromas e sabores, na sua preparação utiliza-se grãos frescos, moídos adequadamente e comprimidos de forma correta onde a água passa sob pressão.
HISTÓRICO.
A primeira máquina de café expresso foi inventada em meados do século XIX na França e foi exibida na exposição de Paris em 1855. Este equipamento foi adaptado pelos italianos , que os aprimoraram. Após a Segunda Guerra , Giovanni Gaggia inventou o modelo onde a água passa pelo café com pressão obtida através de uma bomba de pistão acionado pela força das mãos. Posteriormente foram introduzidas as bombas hidráulicas.
Atualmente o processo pode ser totalmente automatizado e inclui haste para aquecimento de leite a vapor e saída para água quente, além de uma série de cafeteiras expressas de uso doméstico. Em todas elas o efeito é o mesmo: água quente é forçada a passar rapidamente sob pressão pelo café moído e diretamente para a xícara, havendo a máxima extração de sabor e aroma com maior concentração da bebida , mas impedindo a extração de componentes indesejáveis.
LOCALIZAÇÃO.
Um estabelecimento que comercialize cafés deve estar localizado em ruas com grande movimento de pedestres. Algumas sugestões de pontos são quiosques em centros comerciais ou pequenas lojas em corredores comerciais, galerias, centros de convenções, empresas, etc. Além disso, é bom lembrar que uma loja atraente sempre conta pontos.
ESTRUTURA.
A estrutura básica deve contar uma área mínima de 12 m2, onde deverá ser acomodado todo os equipamentos.
INVESTIMENTO.
Irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este variar em torno de R$ 13 mil.
EQUIPAMENTOS.
Os equipamentos básicos são:
- Moedor de café;
- Máquina de café;
- Estufa fria;
- Estufa quente;
- Balcão