Coerência e coesão na transcrição do vídeo ilha das flores
A transcrição da narração do vídeo em questão apresenta esses dois conceitos. A coesão existe desde o princípio, as ideias vão se relacionando uma com a outra através de elementos linguísticos que fazem a ligação entre os temas. O leitor é capaz de acompanhar o avanço das informações e identificar a origem delas. Tomamos como exemplo o quarto parágrafo:
“O senhor Toshiro, apesar de trabalhar cerca de 12 horas por dia, é responsável por uma parte muito pequena desta produção. A utilidade principal do tomate é a alimentação dos seres humanos. O senhor Toshiro é um japonês e, portanto, um ser humano. No entanto, o senhor Toshiro não planta os tomates com o intuito de comê-los. Quase todos os tomates produzidos pelo senhor Thoshiro são entregues a um supermercado em troca de dinheiro.”
Neste trecho, é compreensível a ligação entre senhor Toshiro, ser humano, tomates, alimentação e supermercado. O entendimento se dá através dos elementos coesivos do texto (conjunções, pontuação, preposições). Ao final, temos o termo dinheiro, não mencionado até então no texto, servindo como um ‘gancho’ para o quinto parágrafo:
“O dinheiro foi criado provavelmente por iniciativa de Giges, rei da Lídia, grande reino...”
A coerência, por outro lado, só é perceptível na conclusão do