Amido nos vegetais
* Depois, a mesma folha foi colocada num béquer contendo água fervente e logo após em uma solução fervente de álcool etílico, onde ocorreu sua despigmentação completa:
* A folha foi colocada em uma placa de Petri com a face abaxial para cima e tratada com algumas gotas de iodo:
A imagem mostra a presença de amido (partes escuras) em regiões clorofiladas em uma folha de Coleus. 1) Qual o papel da luz e dos cloroplastos na síntese do amido?
Os cloroplastos fazem a fotossíntese durante as horas de luz diurna. Os produtos da fotossíntese são usados diretamente pelas células fotossintetizantes para a biossíntese e são também convertidos em um açúcar de baixo peso molecular (normalmente sacarose), que é exportado para suprir as necessidades metabólicas das outras várias células não fotossintetizantes do vegetal. Alternativamente, os produtos podem ser armazenados na forma de um polissacarídeo osmoticamente inerte (normalmente amido), que é mantido disponível como fonte de açúcar para uso futuro. 2) Quais são as organelas celulares que acumulam amido? Explique. Os leucoplastos, que são plastídios que ocorrem em muitos tecidos epidermiais e internos que não se tornam verdes e fotossintetizantes. Eles são um pouco mais alargados do que os proplastídeos. Uma forma comum de leucoplasto é o amiloplasto, o qual acumula amido em tecidos de reserva. Em algumas plantas, tal como batatas, os amiloplastos podem crescer tanto que chegam ao tamanho médio das células animais. É importante emendar que os plastídios não são somente lugares para a fotossíntese e para o depósito de materiais de reserva. Os vegetais exploraram os seus plastídios na compartimentalização celular do metabolismo intermediário. Os plastídios produzem mais energia e força redutora (como ATP e NADPH) do que a planta pode utilizar em suas reações Biosintética. 3) Tecidos internos de um caule não apresentam