Máfia
HISTÓRICO
Máfia é a designação utilizada para qualquer organização criminosa à moda italiana ou siciliana. A máfia fira em torno do dinheiro, para isso tem tudo ao seu controle, desde o trafico de drogas da esquina aos de mais altos escalões do Estado. Os mafiosos levam vidas violentas e, não raro, curtas.
A proteção a fazendeiros e comerciantes é a primeira fase da atuação da máfia, é a partir daí que surge a máfia, ou também chamada de protomáfia.
No século XIX, a Itália era uma região rural com a presença de grandes latifúndios. Havia ali, camponeses sem terras e consequentemente miseráveis. O Estado ainda estava em período de formação. Foi nesse contexto, que passaram a ocorrer assaltos a gados e saques que fazendas, que fez surgir pessoas que ofereciam proteção a esses fazendeiros. Com o passar do tempo, os indivíduos se mostraram organizados na atividade de segurança e passam a fazer também a proteção dos comerciantes urbanos. A atividade de proteção se mostrou lucrativa devido a eficiência dos seguranças, permitindo-os constituírem patrimônios.
O desenvolvimento do Estado e do capitalismo italiano deixa para trás o país antes agrícola, onde a protomáfia, em vez de conhecer seu fim, pois não teria mais que proteger terras e comerciantes urbanos, acompanhou o desenvolvimento do Estado e do capitalismo. A partir daí surge a atual máfia, mais desenvolvida e organizada, exercendo agora, influência sobre os agentes estatais.
Essa relação entre mafiosos e agentes públicos tem como objetivo o ganho para as duas partes, onde os mafiosos são permitidos de participar de atividades do Estado, como licitações, construções; e os agentes públicos obtenham ganhos financeiros ou outros benefícios privados. Porem a relação não fica restrita a apenas isso.
Os mafiosos também desenvolvem outras atividades ilícitas, como contrabandos. Isso faz chamar a atenção das autoridades de justiça e da opinião pública. Neste momento, os