Mafia
Biotecnologia na produçao de alimentos farmacos e componentes biológicos
Grupo: Márcio, Matheus, Nathan, Tassia, Nandriel, Juliana, Hermes, Claudia, Jaqueline J.
Série: 2ºM01
Disciplina: Biologia
21 de novembro de 2014, Laranja da Terra – ES
Introdução
Nesse trabalho iremos falar sobre a biotecnologia na produção de alimentos fármacos. Veremos em qual área ela se predomina, os benefícios, desde quando a biotecnologia esta sendo usada entre outras.
Biotecnologia na produção de alimentos fármacos e componentes biológicos
Entende-se por biotecnologia o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante.
A origem desta palavra é grega: bio = vida; logos = conhecimento e tecnos = práticas em ciência.
Histórico
A biotecnologia é utilizada desde a antiguidade, na produção de pães e bebidas fermentadas, porém este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de ultima geração. Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentação de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulação de microorganismos e genes tornou possível a produção de diversos medicamentos e alimentos industrializados. Insulina produzida por bactérias geneticamente modificadas e produção de medicamentos a partir de anticorpos monoclonais são exemplos de avanços biotecnológicos.
Área de conhecimento
A biotecnologia engloba conhecimento das áreas de microbiologia, genética, bioquimica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, demonstrando que a ciência e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos benefícios á todos.
Benefícios
Muito do que comemos e utilizamos como medicamentos são obras da