Feudalismo
Este trabalho apresentará informações e curiosidades sobre o feudalismo, acontecimentos e fatos importantes. O feudalismo tem inicio com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente (Europa). As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos.
Feudalismo
Origens
O feudalismo é um sistema de organização social e político caracterizado pela economia de consumo, trocas naturais, sociedade estática e poder político descentralizado. Sua origem está relacionada com a crise no sistema escravista de produção do Império Romano, que ocorreu no século III. Em decorrência das invasões bárbaras e das falhas políticas econômicas dos imperadores, os senhores romanos deixaram as regiões urbanas para habitar em suas propriedades rurais, foi assim que nasceram os feudos medievais. Os romanos mais humildes foram para as terras desses grandes senhores em busca de emprego e moradia, com isso os grandes proprietários ampliaram as suas autoridades locais.
Sociedade
A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).
Economia A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na