myrdal
Perroux, Hirschman, Myrdal e North têm um ponto em comum: mostrar que os movimentos migratórios de capital começavam a partir do estabelecimento de vantagens ou desvantagens comparativas, ou seja, na pujança ou estagnação economica.
Myrdal destaca tanto a disparidade entre países, quanto a de áreas dentro de países. Há países desenvolvidos com áreas estagnadas, bem como países subdesenvolvido com regiões prósperas.
Ele constata um grupo muito pequeno de países prósperos, os quais se desenvolvem continuamente, ao mesmo tempo em que se encontra um grupo muito amplo de países subdesenvolvidos, que se desenvolvem lentamente, podendo até estarem estagnados.
Myrdal via uma inadequação na teoria econômica para analisar as disparidades :
a) O equilíbrio estável era uma premissa irrealista;
b) A separação entre fatores econômicos e não-econômicos limitava a análise, uma vez que estes últimos eram relevantes para a solução dos problemas.
Causação Circular Cumulativa (3C) (referência ao ciclo da pobreza de Nurkse).
O sistema econômico é instável e equilibrado. Tem como objetivo estudar as relações causais de um sistema econômico que se modifica por fatores exógenos.
Pontos importantes:
a) Um efeito negativo é ao mesmo tempo causa e efeito de outros fatores negativos;
b) O processo cumulativo pode ocorrer em duas direções: positivo ou negativo;
O 3C pode ser explicado com a situação dos negros nos EUA. Este problema social tinha 2 fatores interconectados : preconceito dos brancos e baixa condição social dos negros. Ambos os fatores são compostos por várias variáveis (atitude dos brancos, emprego, saúde, etc.).Uma mudança em qualquer uma destas variáveis provoca mudança nas outras variáveis, o que implica em uma mudança no sistema.
Procedimentos:
Identificar os fatores que influenciam o processo;
Quantificar as interações entre eles e a influência dos fatores exógenos.
- Quanto mais se conhecer a forma de interação entre os fatores,