karl max
Foi premiado com o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1974 "por seu trabalho pioneiro na teoria da moeda e flutuações econômicas e pela análise penetrante da interdependência dos fenômenos econômicos, sociais e institucionais" (dividido comFriedrich Hayek) 1
Biografia
Myrdal formou-se em Direito na Universidade de Estocolmo em 1923 onde se doutorou em Economia, em 1927. Estudou nos Estados Unidos, como bolsista da Fundação Rockefeller, em 1929-30, após o que se tornou professor associado no Instituto de Estudos Internacionais deGenebra, na Suíça. Foi professor de Economia Política (1933-50) e de Economia Internacional (1960-67) na Universidade de Estocolmo. Tornou-se Professor Emérito dessa universidade em 1967.
Pensamento econômico
Até o início da década de 1930 Myrdal se concentrava no estudo da teoria pura da economia, dedicando-se mais tarde a estudar a economia aplicada e os problemas sociais. Sua tese de doutoramento, onde examinou o papel das expectativas na formação de preços, foi inspirada pelo trabalho de Frank H. Knight.
Myrdal aplicou sua teoria na macroeconomia em 1931 quando, como um membro da "Escola de Estocolmo" de economistas, lecionou Equilíbrio Monetário (1939). Nessas aulas ilustrava a distinção entre poupança e investimentos ex-ante (expectativas) e ex-post (realizados)
Foi convidado pela Carnegie Corporation para estudar os problemas dos negros norte-americanos no período 1938-40, tendo escrito em 1944 o livro An American Dilemma: The Negro Problem and Modern Democracy. Nesse livro analisou a questão da causalidade cumulativa ou seja, a pobreza gerando mais pobreza.
De 1947 a 1957 Myrdal foi secretário executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas na Europa.
Em seus trabalhos sobre economia do desenvolvimento Myrdal alertou que o desenvolvimento econômico das nações ricas e o das nações pobres podem jamais convergir. Ao contrário, podem divergir, com os países