Recursos Energéticos
Biologia e Geologia Recursos energéticos
Docente: Ana Melo Data de entrega: Discentes: *Ana Massa *Diana Benevides *Daniela Martins
Introdução
O presente trabalho realizado no âmbito da disciplina de biologia e geologia tem como principal objectivo conhecer e dar a conhecer as diferenças entre os recursos energéticos não renováveis e os renováveis.
Os recursos geológicos são todos os bens de natureza geológica, existentes na crusta terrestre e que se podem aproveitar. Assim, qualquer substância de natureza geologia (sólida, liquida ou gasoso), pode ser classificada como recurso geológico. Consequentemente, o aproveitamento desses recursos depende da sua concentração na crusta terrestre de modo a permitir a rentabilidade da sua exploração.
Os recursos geológicos podem subdividir-se em duas categorias: energias não renováveis e energias renováveis. Assim, as energias renováveis são formas de energia que após terem sido utilizadas, podem ser utilizadas novamente. Estas energias são o resultado do aproveitamento de recursos naturais como o sol e o vento, ou de resíduos como restos agrícolas ou lixo orgânico. Estas são a energia solar, hidroeléctrica, eólica, geotérmica, da biomassa, das ondas e das marés e a energia nuclear. Por outro lado, as fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (Ex: um poço de petróleo não pode ser enchido pois estes combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não e possível usá-la de novo, por isso, o melhor e conservar e poupar ao máximo estas formas de energia.
Os combustíveis fosseis resultam de transformações de matéria orgânica, como já vimos, e podem ocorrer na crusta terrestre sob três formas: petróleo bruto (líquido), carvão (sólido) e gás natural (gasoso).