trabalho desenvolvimento socioeconomico
FE - FACULDADE DE ECONOMIA
DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
TEORIA DA MODERNIZAÇÃO
TEORIA DOS POLOS DE CRESCIMENTO
A CAUSAÇÃO CIRCULAR E CUMULATIVA DE MYRDAL
CUIABÁ/MT
2013
Teoria da Modernização
A partir de uma perspectiva politica, socióloga e econômica a teoria da modernização busca as etapas para a formação de uma sociedade moderna. O texto de base de Maria Amélia Enriquez – Trajetórias do desenvolvimento: da ilusão do crescimento ao imperativo da sustentabilidade, trata a Teoria da Modernização de Walt Whitman Rostow como a mais importante.
A Teoria Rostowiana busca classificar todas as sociedades, a partir de seus aspectos econômicos em 5 etapas: 1) Sociedade tradicional; 2) Precondições para a decolagem (take-off); 3) Decolagem para um crescimento autossustentado; 4) Caminho para a maturidade; 5) Elevado consumo de massa.
São essas etapas que constituem a principal teoria do crescimento econômico e da historia moderna. Rostow fez seu estudo para contestar a teoria marxista, por esse motivo sua teoria pode ser “traduzida” por “etapas do desenvolvimento econômico, um manifesto não comunista”.
Com isso, existem artigos que fazem uma analise critica da Teoria Rostowiana que também foram objeto de estudo para esse tópico. Assim, é possível explorar as características de cada etapa:
1) Sociedade Tradicional:
Essa etapa tem como principal característica a economia agrícola com métodos fixos de produção e é denominada de “Etapa pré Newtoniana”, que segundo o artigo Notas sobre o take-off: a teoria rostowiana revisada de Alexandre Dellamura Sarmento, foi o divisor de aguas na ciência e tecnologia.
Para Rostow uma sociedade tradicional não é necessariamente estática, pois há aumento das técnicas da indústria, agricultura, por exemplo. Porém, esta fase possui um baixo teto do PIB, por conta da falta de investimentos e interesse em ciência e tecnologia. Por isso, a sociedade tradicional era