Mutações cromossomicas
- Adeno-hipófise, chamada também de lobo anterior e Neuro-hipófise, chamada também de lobo posterior.
- A adeno-hipófise já foi chamada de glândula mestra, pois secreta hormônios que regulam outras glândulas, como a tireóide, a adrenal e genitais; já a neuro-hipófise não, pois a secreção dos seus hormônios é controlada pelo hipotálamo.
Hormônios liberados pela hipófise Ao todo são 9: 7 deles liberados pela adeno-hipófise e 2 liberados pela neuro-hipófise, sendo que estes dois últimos são produzidos no hipotálamo e levados até a neuro-hipófise através dos axônios no infundíbulo da adeno-hipófise e posteriormente liberados na adeno-hipófise e daí para o sangue.
Hormônios liberados pela Adeno-hipófise
- Hormônio do crescimento (HC) Regula a taxa de crescimento de todos os corpos celulares, promove a síntese de proteínas, acelera o catabolismo de gordura e retarda o catabolismo de glicose (provoca a hiperglicemia, efeito contrário da insulina).
- Hormônio Tireotrófico (TSH) Estimula a secreção dos hormônios da tireóide e o metabolismo celular. Todas as funções do organismo dependem de um fornecimento normal de energia por este hormônio, inclusive o mental e físico.
- Prolactina ou Hormônio Lactogênico Estimula o desenvolvimento mamário durante a gravidez e a secreção de leite após o parto. É secretado em homens e mulheres, mas a função dele é basicamente nas mulheres após o parto.
- Hormônio Luteinizante (LH) Nas mulheres atua na ovulação e estimula a formação do corpo lúteo e a produção de progesterona; nos homens estimula as células