Texto matematica
Passo-1
Equações polinomiais
As equações algébricas exponenciais, diferenciais trigonométricas ou de qualquer outra natureza constituem, pelo menos do ponto de vista prático a parte mais importante da matemática.
Qualquer problema que possa ser solucionado através dos números certamente será tratado, direto ou indiretamente por meio de equações. Este fato tornou-se de tal maneira conhecido que a própria linguagem cotidiana já incorporou o verbo “equacionar” e expressões como o “xis do problema”.
Exemplo disto é que até os políticos, cuja intimidade com a matemática costuma ser tão pequena quanto com os outros ramos do saber, não raro aparece na televisão para dizer que “o problema da miséria somente estará equacionado quando a saúde e a educação receberem a devida prioridade.
“equacionar um problema”, mesmo entre leigos, é generalizadamente entendido como colocá-lo dentro de um mecanismo do qual ele sairá inapelavelmente resolvido porque motivos teriam as equações assumido papel assim tão importante. Não é difícil entender inicialmente é preciso não esquecer que a palavra equação vem da mesma raiz latina que produziu as palavras igual e igualdade. Ora a Ciência, cuja essência é o estabelecimento de correlações entre fatos, conceitos e idéias, está sempre descobrindo equivalências entre associações de entes e utiliza as equações, como linguagem, forma ou veículo para expressar tais correlações.
Qualquer problema que possa ser solucionado através dos números, com certeza será tratado direta ou indiretamente por meio de equações, sendo elas expressões algébricas, trigonométricas, diferenciais, exponenciais ou de qualquer outra natureza onde aparece em sua escrita o símbolo de igualdade. As soluções das equações algébricas, racionais inteiras de grau n 2N, onde N é o conjunto de números naturais, aquelas em que a incógnita aparece apenas submetidas ás chamadas operações algébricas: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação