Mutaçoes Cromossomicas
21:41
I - Crescimento e renovação celular
As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos. Utilizando o seu programa genético, produzem moléculas específicas, que permitem o crescimento e a renovação celulares.
DNA e síntese de proteínas
O programa genético está presente no ácido desoxirribonucleico, molécula que coordena toda a actividade celular.
Só na década de 40 do século XX, na sequência de trabalhos realizados com bactérias e vírus, o ácido desoxirribonucleico foi considerado o material genético.
Universalidade e variabilidade da molécula de DNA
As moléculas de DNA são invariáveis do ponto de vista químico, qualquer que seja o tipo celular ou o tipo de ser vivo.
Nas células eucarioticas existe uma compartimentação membranar, estando a quase totalidade do material genético confinado ao núcleo. O núcleo possui duas membranas, membrana nuclear interna e membrana nuclear externa, que constituem o invólucro nuclear, com inúmeros poros nucleares que permitem a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma.
No interior, o núcleo contém o nucleoplasma, onde se encontram os cromossomas, massas de material facilmente corável, constituídos por filamentos de DNA e proteínas.
No núcleo pode ainda existir um ou mais nucleolos, estruturas em cuja constituição entram ácidos nucleicos e proteínas.
DNA, um polímero de nucleótidos em dupla hélice
Cada organismo possui um património genético que o torna único.
O DNA é o suporte molecular da informação genética que coordena todas as actividades celulares e que é transmitida a todas as células - filhas no decurso do desenvolvimento.
Como é constituída a molécula de DNA?
A molécula de DNA é formada por diferentes tipos de nucleótidos. Cada nucleótido é constituído por três componentes: um grupo fosfato, uma pentose e uma base azotada.
Os nucleótidos têm designações de acordo com as bases azotadas que entra na sua