musica
6 de fevereiro de 2015
Índice
Introdução 3
A importância da música nas crianças 4
Referências bibliográficas 6
Introdução
Este portefólio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional.
O meu estágio teve início no dia 5 de janeiro e terminará no dia e está a ser realizado no centro infantil 1 da avenida de Roma.
A escolha do meu tema teve a ver com o facto de assistir às atividades de música elaboradas pelo professor Rui para as crianças, daí despertou o meu interesse em querer aprofundar o tema.
A importância da música nas crianças
É na primeira fase de vida da criança que esta mais aprende. Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento da criança.
São vários os estudos que afirmam que os recém-nascidos têm uma grande capacidade de processamento de informação na qual são muito importantes para as aprendizagens futuras.
A música faz parte da vida até mesmo quando o bebé está dentro da barriga da mãe, tendo em conta que este reage quando ouve música.
Após o nascimento da criança, esta vai adquirindo informalmente conhecimentos, como por exemplo a língua materna que posteriormente irá aprender questões relacionadas como a leitura e a escrita. Um dos outros conhecimentos que é adquirido informalmente é a música e esta também deverá ter uma preparação idêntica no que diz respeito à entrada de uma criança na escola para aprender a ler e a escrever.
Através da música, as crianças aprendem a conhecer-se a si próprias e aos outros. É graças à música que as crianças são capazes de desenvolver a sua imaginação e a criatividade.
Segundo Edwin E. Gordon no livro Teoria de Aprendizagem Musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar, o grande problema reside no facto das crianças não serem preparadas para a aprendizagem musical nos primeiros anos de escolaridade. Enquanto as crianças